1/10

Originalmente, os containers são utilizados no transporte marítimo de cargas, e, de acordo com normas específicas, podem ser utilizados para este fim por até 8 anos. Entretanto, por ter sua estrutura metálica, de aço, rígida e resistente, tem duração média de 100 anos, o que gera um problema de acúmulo e descarte dos mesmos.

Vem-se então adotando uma solução prática para tal problema: a utilização dos containers na construção civil. Deste modo, os containers que não são mais úteis para o transporte podem ser reaproveitados e transformados em residências, escritórios, bares, lojas, etc.

A estrutura do container é ideal para a construção, sendo resistente a cargas e tendo boa durabilidade em relação a ação do tempo e das intempéries. Além do que já foi citado, a construção em container traz ainda outras vantagens:

• Economia, as obras em container são mais econômicas que obras tradicionais, levando em consideração que cada caso é um caso. Em projetos mais simples, a redução de custos pode ser de 20 a 30% em relação a obras convencionais, já em projetos mais elaborados, quando comparados os dois tipos de edificação os custos podem se aproximar bastante;

• Rapidez, levando cerca de 90 dias para a finalização da obra;

• Sustentabilidade, pois além do container ser reutilizado, evitando o descarte, trata-se de uma obra limpa, com a mínima geração de resíduos e economia de recursos naturais;

• Flexibilidade, sendo de fácil transporte e mobilidade, as edificações podem ser desmontadas e remontadas em outro local, se adaptando facilmente a diversos climas e relevos. Além de seu formato geométrico possibilitar uma construção modular que permite diversas configurações.

Existe por parte de muitos um “pré-conceito” de que não se pode ter uma edificação bonita e confortável utilizando-se containers em virtude da sua forma, aparência e tamanho limitados. Mas, através de um bom projeto, é possível sim!

Um exemplo prático, seguindo a linha e a tendência dos ambientes com áreas reduzidas, foi criado o Projeto Protótipo de Casa compacta em Container, em parceria com a empresa Oeste Container, atuante no mercado desde 2017, com várias obras entregues na região.

O projeto foi desenvolvido pensando no público que deseja ter sua moradia, com menor custo, agilidade na construção e possibilidade de mudar a casa de local no decorrer de sua vida útil, agregando a sustentabilidade na construção.

Para tal, foi utilizado o container reefer, que já possui tratamento térmico e acústico, de 40’, aproximadamente 29m². Podendo abrigar uma ou duas pessoas, a edificação possui quarto de casal, banheiro, sala de estar e cozinha com área de serviços integrada, além de área externa de lazer com deck, churrasqueira e espaço para horta vertical. A parte interna foi projetada utilizando móveis planejados, de baixo custo, que otimizam e trazem versatilidade aos espaços. Os ambientes são bem iluminados e ventilados através de esquadrias localizadas em pontos estratégicos.